A Comissão Política Distrital de Braga do PAN organizou uma conferência digital sobre corrupção e transparência na administração local.
A conferência contou com a presença da diplomata Ana Gomes, ex-candidata presidencial e ex-eurodeputada, e Jorge Máximo, representante da Associação Transparência e Integridade, que visa trabalhar contra a corrupção.
O evento visava debater problemáticas como o tráfico de influências na contratação pública, corrupção na adjudicação de obras e na gestão de fundos europeus.
Foram ainda abordados temas como a falta de transparência, funcionamento efectivo dos mecanismos de prestação de contas e utilização de verbas autárquicas para alavancar campanhas pessoais de reeleição.
Em comunicado, o porta-voz distrital, Rafael Pinto, refere que «a luta contra a corrupção é uma das principais bandeiras do PAN», destacando medidas que visaram «combater e prevenir a corrupção e aumentar a transparência da administração pública».
«Fizemos aprovar o Portal de Transparência para os fundos europeus, a regulamentação do lobby, propusemos o período de nojo para o cargo de Governador do Banco de Portugal, defendemos a criação de um tribunal especial para os crimes de corrupção e defendemos regime de exclusividade dos deputados», exemplifica.