A candidatura do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) pelo círculo eleitoral de Braga reuniu, esta sexta-feira, com a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Amares. O objetivo da reunião passou por «ouvir os estudantes acerca da falta de condições estruturais da escola e a necessidade urgente de uma intervenção».
Segundo o cabeça de lista, Rafael Pinto, «este é mais um caso chocante de irresponsabilidade dos nossos governantes em relação à qualidade do sistema de ensino. Sabemos que a educação é o futuro da nossa sociedade e não conseguimos sequer garantir as condições mais básicas como infra-estruturas modernas, onde os alunos não passem frio no inverno e calor no verão».
«Fomos confrontados com vários focos de humidade que, como sabemos, tem impactos negativos na saúde. Lamentavelmente, ainda existem blocos com amianto e ao que fomos informados sem prazo de retirada», acrescentou o candidato do PAN.
No início da semana, o PAN alertou para a necessidade de obras na escola Frei Caetano Brandão, em Braga, onde esteve presente a porta-voz nacional do partido, Inês de Sousa Real, sendo que «a Escola Secundária de Amares está numa situação semelhante onde o Ministério da Educação e a autarquia entraram no jogo do empurra das responsabilidades, ignorando por completo os alunos, docentes e auxiliares».
O candidato do PAN deixa ainda um “voto de louvor” aos estudantes «que estão activamente envolvidos na resolução deste problema» e que «demonstram que os jovens alunos têm mais bom senso e prioridades mais bem alinhadas do que os responsáveis políticos locais e nacionais».