AUTÁRQUICAS

AUTÁRQUICAS -
PAN debate futuro verde de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Braga do Pessoas Animais e Natureza, respectivamente Rafael Pinto e Tiago Teixeira, reuniram com o presidente cessante João Costa da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves. Zonas verdes, rede viária e transportes urbanos foram alguns das matérias da agenda do encontro.

Em nota ao PressMinho, o PAN adianta que ao longo da reunião foram vários os temas discutidos e de diferente índole, sendo que existiu convergência na opinião de que “sendo a UF de Ferreiros e Gondizalves um local cheio de potencial, tem sido tratado de forma insuficiente pelo poder municipal”, afirma Tiago Teixeira que reside na freguesia.

“Desde logo estamos a falar de uma união de freguesias em crescimento, com mais de 10 mil habitantes segundo os últimos censos, onde não existem espaços verdes suficientes para usufruto da população”, continua o candidato à Assembleia. “É com estupefacção que vemos que pelo menos, sete anos após estar vertido no Plano Director Municipal, o Parque Oeste, na zona compreendida entre Lomar e Ferreiros, junto ao Rio Este, o projecto não saiu do papel, para prejuízo quer das populações quer do ambiente”.

Neste sentido, o PAN propõe a criação de zonas verdes em todas as freguesias urbanas da cidade como forma de “melhorar a qualidade de vida e do ambiente”.

TRANSPORTES

Outro assunto abordado na reunião foi a segurança rodoviária, uma vez que várias estradas nacionais atravessam a União de Freguesias e para Tiago Teixeira estas “raramente se encontram nas condições ideais de circulação, com vários pontos negros já identificados, mas que continuam sem grande resposta pelas entidades competentes”.

À margem da reunião, o PAN propôs a criação de um parque de estacionamento suburbano na freguesia, tal como previsto em PDM. Segundo o candidato à Assembleia, “com a construção destes parques podemos deslocar-nos até às portas da cidade de automóvel e a partir daí optar por transportes públicos ou bicicleta. É uma forma eficaz de reduzir a poluição do ar e o congestionamento automóvel na cidade”.

A necessidade de reforço das linhas dos TUB e respectivas condições das paragens de transportes públicos; a instalação de parques infantis bem como a melhoria dos actuais; a falta de transferências financeiras do município para os projectos da União; e ainda o “atraso constante” dos processos de licenciamento na Câmara que “levam ao afastamento de habitantes e empresas” forma também analisados.

Sobre questões sociais, o PAN considera “essencial uma estratégia integrada municipal” que “tenha em conta a fixação dos jovens bracarenses, que auxilie as pessoas com menores rendimentos, e que não se cinja à construção de blocos e mais blocos de apartamentos de baixa qualidade, vistos quase como depósitos de pessoas”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS