A Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal relativamente ao início de podas na avenida 25 de Abril, considerando que a autarquia “não refere qualquer justificação para que tal operação ocorra nesta altura do ano”.
“Salvo situações de perigo, não acompanhamos estas decisões de em pleno verão se procederem a podas. Não é a primeira vez que isto acontece, e lamentamos, uma vez mais, que não se justifiquem estas ações”, refere a porta-voz da concelhia, Sandra Pimenta
O partido solicitou ao executivo esclarecimentos sobre as razões que levam à realização de podas nesta altura do ano, assim como que avaliação foi feita sobre os impactos da mesma, “atendendo que podas realizadas fora de época podem causar doenças, e reduzem os anos de vida da árvore”.
“Solicitamos o acesso ao relatório da avaliação desta operação de corte, assim como os responsáveis pela mesma, pois estamos muito interessados em saber que motivos extraordinários estão na base desta decisão”, sublinha Sandra Pimenta.
A concelhia lembra ainda que está em vigor um Regulamento Municipal de Gestão de Arvoredo do Município de Vila Nova de Famalicão, que “deve ser observado e cumprido”.
A posição do PAN surge depois de a Câmara de Famalicão ter anunciado nos últimos dias, na sua página de Facebook e no seu site, a realização de podas de árvores na Avenida 25 de Abril, a partir desta segunda-feira, com a duração prevista de duas semanas.
“Devido à natureza do trabalho preveem-se vários constrangimentos, nomeadamente na circulação de trânsito no troço da Avenida 25 de Abril, entre o cruzamento da Rua Ernesto Carvalho e a Rotunda 1º de Mio, sendo que este local ficará com trânsito interdito durante o dia”, refere a autarquia.