A Comissão Política Distrital de Braga do PAN questionou a Câmara Municipal de Vieira do Minho sobre a acumulação de resíduos na Barragem da Caniçada, anunciou esta quinta-feira o partido.
«As questões surgem após várias denúncias efectuadas por vieirenses, afirmando que as margens da albufeira se encontram fortemente poluídas com resíduos, maioritariamente plásticos, comprometendo a paisagem local, mas também a qualidade da água e a vida animal», refere um comunicado do partido.
Neste sentido, o PAN questionou a autarquia sobre os planos de limpeza e manutenção da albufeira.
«Sabemos que após época de cheias a acumulação de resíduos é superior ao normal. Por isso, precisamos de planos de limpeza das margens nesta altura do ano e não apenas durante a época balnear», considera Rafael Pinto, porta-voz da distrital, acrescentando que «se nada for feito estes resíduos correm o risco de regressar à água, comprometendo a biodiversidade local».
«Temos que dar prioridade à manutenção e preservação dos espaços naturais por si só e não apenas quando servem para usufruto humano ou na época em se esperam mais visitantes», frisa.