A Comissão Política Distrital do PAN de Braga questionou a autarquia de Terras de Bouro sobre o projecto para a construção de um teleférico no Parque Nacional da Peneda-Gerês, anunciou esta segunda-feira o partido.
Em comunicado, o PAN diz ter recebido «vários pedidos de ajuda por parte de cidadãos que se mostraram indignados com a notícia» de que a autarquia tem a pretensão de construir um teleférico entre a Vila do Gerês e o miradouro da Pedra Bela.
«De entre as preocupações está o impacto ambiental da construção e funcionamento do teleférico, nomeadamente na fauna e flora, bem como o impacto paisagístico», refere.
Nesse sentido, o PAN questionou a autarquia sobre o estado do projecto, nomeadamente sobre a avaliação do impacto ambiental e a participação da população na decisão de construção.
«Para além dos possíveis impactos ambientais, preocupa-nos a desvalorização da paisagem natural, que se quer prístina. É precisamente a falta de intervenção humana que lhe dá valor», afirma Rafael Pinto, porta-voz distrital.