Paredes de Coura recebe, de 20 a 23 de março, a peça “Chegar a tempo ou sobre o desaparecimento”, uma coprodução Comédias do Minho e Teatro do Vestido que pretende mergulhar na memória coletiva do público para refletir sobre a perda dos espaços de convívio que eram essenciais à vida social das comunidades.
A peça, baseada em entrevistas e pesquisas locais, reconstrói os rastros dos lugares que foram desaparecendo ao longo dos anos, com um enfoque particular nas marcas que essa ausência deixou nos habitantes.
O espetáculo interroga o que acontece quando os locais de encontro desaparecem e como as comunidades se transformam quando os seus pontos de referência se esvaziam.
Inspirada nas narrativas de quem viu os seus lugares de convívio fecharem, a criação estrutura-se em três monólogos que funcionam como espaços de reflexão e reencontro.
«O espetáculo é um convite à reflexão sobre as transformações das nossas comunidades e a forma como a ausência dos espaços partilhados nos afeta», avança a autarquia.
A peça “Chegar a tempo ou sobre o desaparecimento” prossegue na sexta-feira no Quartel das Artes, em Paredes de Coura (21h30), no sábado no Salão da Junta de Freguesia de Rubiães (21h00) e no domingo no Salão da Junta de Freguesia de Parada (16h00).
A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.
Espetáculos
20 de março – Antiga Escola Primária de Infesta / 21h00
21 de março – Quartel das Artes / 21h30
22 de março – Salão da Junta de Freguesia de Rubiães / 21h00
23 de março – Salão da Junta de Freguesia de Parada / 16h00
Cinema de animação e Programa para bebés
O fim de semana em Paredes de Coura também traz o filme de animação “Uma família assustadora”, dirigido por Mark Gravas, no sábado (15h00 e 21h30) e domingo (15h00 e 17h30), mas também o Programa Bebés – De outro planeta, pela Companhia Hymnus, na manhã de domingo, ambas propostas no Centro Cultural.
A sessão para bebés tem inscrição obrigatória com o nome da criança até ao dia 20 de março para o email: servicoeducativo@
A entrada, limitada a 12 bebés, tem custo de um euro por criança, os acompanhantes são convidados.