Pelo segundo trimestre consecutivo, Paredes de Coura foi o concelho que registou maior descida do desemprego entre os 24 municípios do Minho e Alto Minho, reforçando o desempenho já registado no primeiro semestre deste ano, em que também havia sido o concelho com maior quebra no desemprego entre todos os 86 municípios da Região Norte.
De acordo com o relatório ‘Norte Conjuntura’, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, neste último trimestre Paredes de Coura voltou a registar quase menos 20 por cento (-19,7%),no número de inscritos nos Centros de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
A autarquia courense destaca que os resultados «vão de encontro às medidas implementadas pelo executivo municipal no que concerne a uma maior atratividade ao nível da captação de investimento e dotação das necessárias infraestruturas nos parques empresariais, e que se refletem pelo aumento da empregabilidade».
«É a prova concreta de que uma governação à esquerda pode criar riqueza e emprego. Este resultado é também consequência da nossa estratégia de captação de investimento, da coragem dos nossos empresários e da competência e esforço dos nossos trabalhadores», sublinha Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, que ainda recentemente viu inaugurada a primeira fábrica de vacinas do país no Parque Empresarial de Formariz, bem como a inauguração da estrada de ligação à A3 «que substitui o percurso sinuoso de uma dezena de quilómetros com que durante dezenas de anos os courenses estiveram afastados das grandes vias de comunicação».