Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Parque Natural do Litoral Norte lança concurso de fotografia

A Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), presidida pela Câmara de Esposende, promove um concurso de fotografia, com o objetivo de promover a riqueza do património natural da região, destacando ecossistemas, habitats e espécies da fauna e flora selvagens.

‘Litoral Norte – Um Olhar Natural’ pretende sensibilizar a sociedade para a importância de conhecer, promover e conservar o PNLN, através da arte da fotografia de natureza.

Dividido nas categorias de Paisagem e habitats naturais, Fauna (marinha/terrestre) e Flora e funga, o concurso celebra a arte da fotografia e promove a conscientização e valorização da natureza, incentivando a preservação do nosso património ambiental.

Na primeira categoria, os concorrentes são desafiados a evidenciar a diversidade de paisagens e habitats naturais ou seminaturais do PNLN, destacando a beleza e imponência dos cenários naturais.

Na secção dedicada à fauna pretende-se capturar imagens de animais que habitam o Parque, desde pequenos insetos até grandes mamíferos, aves, répteis e peixes, evidenciando comportamentos e características únicas.

A categoria que pretende revelar a beleza e particularidade das plantas e fungos, atenta à forma como se adaptam aos diversos habitats que ocupam, criando perspetivas únicas.

O concurso é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, de nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional, com idade superior a 16 anos. Cada participante pode enviar até três fotografias por categoria. As imagens devem ser submetidas através da plataforma eletrónica disponível no site oficial do concurso – https://concursocogestao.esposende.pt/ – até às 23h59 do dia 30 de junho de 2025.

No que concerne às especificações técnicas, as fotografias devem ser enviadas em formato digital JPEG, na sua resolução original, com a definição mínima de 100 DPI e dimensão mínima de 3000 pixels na medida maior. A edição é permitida, limitada a ajustes básicos como contraste, brilho, saturação, recorte e redução de ruído.

As imagens devem ser capturadas na área do PNLN e acompanhadas por uma breve descrição, incluindo a localização onde a fotografia foi tirada.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS