INICIATIVA

INICIATIVA -
Participação política, partidos e ‘democracia sem povo’ em debate em Braga esta segunda-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Associação Empresarial de Braga recebe, esta segunda-feira, pelas 21h00, a conferência/mesa redonda sobre ‘A participação política e a governanças dos partidos políticos’, organizada pela Comissão de Homenagem aos Democrata do Distrito de Braga.

Integrada nas comemorações dos 50 anos de 25 de Abril, a conferência conta com as participações dos politólogos e investigadores José Palmeira, Catarina Silva, ambos da Universidade do Minho, e Pedro Camões, da Universidade de Aveiro.

O debate parte da verificação que a crise da representação política em Portugal e na Europa tem vindo a sofrer alterações e a enfrentar novos desafios ao longo das últimas décadas.

“A abstenção é, neste âmbito, o corolário de uma decadência acentuada a partir de meados da década de 80 no nosso país. Um problema que merece uma reflexão sobre o futuro da governança dos partidos políticos, como instituições estruturantes da dinâmica e funcionamento das democracias representativas”, lê-se na apresentação do evento.

“Na perspectiva de Maurice Duverger, vivemos cada vez mais numa “Democracia sem povo”, um pouco por toda a Europa, em que estão a perder força na sua dimensão funcional, e na sua matriz diferenciadora e ideológica. Sendo o nosso país, um espelho do divórcio, entre as estruturas e formações político-partidárias e as pessoas, ao nível local regional e nacional, com grande incidência nas camadas mais jovens da população”, refere o texto.

NOTAS BIOGRÁFICAS

José Palmeira

Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Professor no Departamento de Ciência Política e investigador no Centro de Investigação em Ciência Política, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Integrou a direcção da Secção de Estudos Europeus da Associação Portuguesa de Ciência Política.

Foi presidente do Conselho de Cursos de Ciências Económicas, Empresariais e Políticas, director da Secção de Ciência Política e Relações Internacionais, além de ter dirigido as licenciaturas e mestrados em Relações Internacionais e em Ciência Política. Director do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais e da revista (Perspectivas). Representante oficial do ECPR (European Consortium for Political Research).

Catarina Silva

Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Professora e investigadora no Departamento de Ciência Política, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Membro da Associação Portuguesa de Ciência Política e fundadora da secção APCP ‘Partidos Políticos e Sistemas Partidários’ (2023). Membro do Standing Group on Southern European Politics e do Standing Group on Differentiated Integration in the EU.

Estuda e investiga sobre os partidos políticos, do euroceticismo, do populismo, da extrema-direita e da comunicação política. Oradora em diversas conferências nacionais e internacionais na área da Ciência Política, com experiência prática como assessora e gestora de campanhas eleitorais.

Pedro Camões

Doutorado em Ciência Política: Especialização em Administração Pública, pela Universidade da Carolina do Sul (EUA). Professor e investigador no departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, da Universidade de Aveiro. Exerceu funções docentes no departamento de Ciência Política e membro do Centro de Investigação em Ciência Política da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Lecciona e investiga nas áreas de Descentralização, Governo e Finanças Locais.

Foi investigador responsável do projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (‘TrivPlat-Ferramenta de monitorização, gestão e avaliação de compras públicas electrónicas, 2018-2020). Consultor de entidades governamentais e formador dos Cursos de Alta Direcção para Administração Pública. Colabora no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS