Já é conhecido o programa da 9ª edição do Húmus, o Festival Literário de Guimarães.
Este ano, traz Pedro Abrunhosa, Katia Guerreiro, Fernando Ribeiro, Luísa Sobral, João Tordo e Tânia Ganho, como convidados, entre 7 e 12 de março, enchendo diversos espaços da cidade.
Na apresentação do programa, Adelina Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, aponta que o Húmus «se transforma num momento de encontro entre diferentes expressões artísticas, que cruzam a literatura com a música, o cinema e o debate de ideias».
Defendendo que a literatura deve estar acessível a todos, diz que iniciativas como esta se tornam «essenciais para promover a reflexão, estimular a criatividade e criar pontes entre autores, artistas e o público», termina.
O festival inicia-se a 7 de março com a inauguração da exposição A Pedra de Brandão – O Cinema é um Ato de Fé e com a apresentação do livro Aquilo que o Sono Esconde, de Mafalda Santos.
Pela noite, acontece o Jantar Mistério, onde os participantes assumem personagens de um livro para resolver um crime ficcional.
Nos dias seguintes, o Teatro Jordão acolhe o Torneio de Retórica e de conversas, como “A dor é o que mais nos aproxima da vida”, com João Tordo e Tânia Ganho.
No dia 9, Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, fala sobre o seu percurso. Depois, decorre, ainda, um cine-concerto com Dada Garbeck e Rodrigo Areias.
O Húmus inclui Conversas Musicadas, onde convidados falam da sua obra e carreira com interlúdios musicais ao vivo.
Katia Guerreiro (10 de março), Pedro Abrunhosa (11 de março) e Luísa Sobral (12 de março) dão rosto e voz a estas sessões.
No encerramento, Luísa Sobral visita uma escola do concelho.
A entrada para todas as sessões é livre, sendo que apenas o Jantar Mistério requer inscrições que pode ser feita AQUI