O número de turistas a pernoitar em Braga ultrapassou o número de nacionais pela primeira vez em 2023. Este é um dos dados revelados esta sexta-feira no 5º Fórum de Turismo – Visit Braga, que assinalou o 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo.
Organizado pelo município, em colaboração com a Associação Empresarial de Braga (AEB), o encontro teve como objectivos abordar “temas cruciais” como inovação e digitalização, marketing territorial, sustentabilidade e experiências no sector do turismo.
Coube a Pedro Soares, adjunto do presidente do município, apresentar alguns indicadores relativos à dinâmica de atracção turística do concelho. Ficou-se assim a saber que em 2023, pela primeira vez, o mercado externo ultrapassou o mercado interno no número de dormidas.
“Quem vem de fora dorme mais tempo e, se queremos aumentar a estadia media, temos de ter a capacidade para atrair turistas estrangeiros”, sustentou Pedro Soares, referindo que “é por este motivo que efectuamos [Câmara] um investimento cada vez mais consistente nas feiras internacionais para atrair hóspedes de mercados tradicionalmente mais consumidores”.
Outro ponto salientado por Pedro Soares está relacionado com o aumento de 18% do rendimento médio por quarto em 2023 face a 2019.
“Com o mesmo número de turistas estamos a conseguir um maior rendimento, o que é uma excelente notícia até para a conciliação entre o impacto do turismo na comunidade, a sustentabilidade e qualidade de vida dos cidadãos”, disse, sublinhando que este aumento foi conseguido ao mesmo tempo que se verificou a abertura de novos empreendimentos turísticos.
“Estes são indicadores bastante positivos que nos deixam optimistas e confiantes, mas sabemos que temos de fazer mais e melhor para manter os níveis de crescimento. É fundamental que o sector público, o privado, as universidades e a sociedade civil trabalhem em conjunto para construir um futuro promissor para o sector”, concluiu.
‘Turismo e Paz’ é o tema escolhido para celebrar, este ano, o Dia Mundial do Turismo, uma iniciativa da Turismo da ONU Turismo que anualmente comemora esta data há 45 anos.