REGIÃO

REGIÃO -
Peregrinos dão primeiro passo para criação de associação transfronteiriça de defesa do Caminho da Geira e dos Arrieiros

Um grupo de peregrinos nomeou este sábado a comissão encarregue de apresentar sugestões e conhecer as perspectivas que as câmaras de Braga, Amares e Terras de Bouro têm para o Caminho da Geira e dos Arrieiros para Santiago de Compostela.

O encontro, realizado no auditório da Vila de Caldelas, em Amares, contou ainda com a presença dos galegos Carlos da Ribeira e Abdón Fernández, respectivamente representante da Associação Codeseda Viva (ACV) e porta-voz da plataforma e presidente da Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro (ACJMR).

O lado português fez-se representar por Delfim Rodrigues, vereador do Turismo mo município de Amares, José Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, e de Carlos Ferreira, o primeiro peregrino a fazer o caminho a ‘solo’.

A criação desta comissão é o primeiro passo para a criação de uma associação transfronteiriça que terá como bandeira a obtenção da certificação oficial pelo Estado português e da Junta da Galiza, um processo que pretendem decidido rapidamente.

A comissão é composta por Luís Miguel, António Pedro, Victor Cunha e José Almeida.

No entanto, a associação transfronteiriça – aberta a peregrinos e associações –  quer ter uma vida para lá homologação. Para tal, os seus esforços serão dirigidos para a continuação do seu estudo, preservação, promoção e divulgação do Caminho da Geira e dos Arrieiros, que partilha para dos 240 quilómetros entre Braga e Santiago com o Caminho Minhoto Ribeiro.

Recorde-se que nestes últimos quatro anos, a ACJMR e a ACV uniram-se na defesa do Caminho da Geira e dos Arrieiros, que em 28 de Março de 2019 foi reconhecido pela Igreja como itinerário oficial de peregrinação jacobeia.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Este percurso, que inclui ainda um pequeno trajecto no concelho de Melgaço, destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam directamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Foi percorrido, em cinco anos, por mais de três mil peregrinos, sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS