TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Peregrinos do Caminho da Geira concluem peregrinação a Santiago “vestidos de soldados romanos”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A delegação de Terras de Bouro da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) conclui este domingo, dia 12, uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, com uma homenagem à herança romana da região. As 12 pessoas do grupo, que começaram a peregrinação, por etapas, em maio do ano passado, vão chegar à Praça do Obradoiro, na capital da Galiza, vestidas como os soldados da época romana.

«O facto de irmos vestidos de romanos pretende promover o Caminho da Geira (romana) e a ligação da cultura romana a Terras de Bouro, onde anualmente se realiza uma feira da época e há o Museu da Geira», explica o delegado da AEJ, Vítor Cunha.

«É também um tributo à Geira e aos terrabourenses, procurando aproximar a população de Terras de Bouro deste caminho, fazendo-lhe notar a importância cultural e económica do traçado», adianta.

A peregrinação decorre em parceria com os bombeiros voluntários e o apoio da câmara de Terras de Bouro, envolvendo autarcas municipais e de freguesia, bombeiros, elementos da Cruz Vermelha e pessoas ligadas à restauração e alojamento locais.

A peregrinação começou em Santa Cruz, no concelho de Amares, em maio do ano passado, decorrendo uma etapa por mês, com exceção de julho e agosto. Agora, domingo, o último troço liga Pontevea a Santiago de Compostela.

O CAMINHO DA GEIRA E DOS ARRIEIROS 

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022;  sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), e foi um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS