A Polícia Judiciária de Braga anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem suspeito de vários crimes contra o património, crimes informáticos e crimes de branqueamento, relacionados com a utilização fraudulenta de cartões de crédito e contas de correio eletrónico.
Em comunicado, a Polícia Judiciária refere que a detenção ocorreu na terça-feira, dia em que foram também cumpridos mandados de busca que resultaram na recolha de “importantes” elementos de prova indiciária da actividade criminosa do detido e dos co-autores dos crimes objecto da investigação.
Segundo a PJ, o detido e os restantes buscados são suspeitos de utilizarem cartões de crédito e contas de correio electrónico de forma fraudulenta, com o objectivo de lesaram as vítimas.
“Através da referida actuação, indicia-se que vários particulares e empresas nacionais e estrangeiras foram lesados em centenas de milhares de euros, valores que eram dissimulados e depois repartidos entre os indivíduos que integravam o grupo”, acrescenta o comunicado.
O homem foi detido em Lisboa, numa operação em que a PJ contou com a colaboração da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica.
O detido vai ser presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respectivas medidas de coação.