Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
Plano de Autarcas em destaque na conferência do Comité das Regiões Europeu sobre energias renováveis

Esta segunda-feira decorreu uma conferência do Comité das Regiões Europeu com o objectivo de debater as consequências e oportunidades do novo plano “#REPowerEU”, da Comissão Europeia, que tem como objectivo «tornar a União Europeia independente dos combustíveis fósseis russos muito antes de 2030». 

Na sua participação, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, lembrou que esta nova realidade do mercado energético «exige um grande esforço por parte das autoridades locais e regionais que são as que enfrentam as consequências do aumento dos preços da energia».

Neste contexto, Ricardo Rio mencionou que o Pacto de Autarcas provou «ser a plataforma certa para permitir a cooperação necessária entre as autarquias e as instituições da União Europeia», defendendo a tomada de medidas por parte dos governos nacionais de forma a «reduzir o impacto dos preços da energia». 

O autarca bracarense alertou para a «necessidade de se ajustar as regras da contratação pública à luz dos impactos que este aumento de custos está a ter nos contratos em curso», realçando os projectos que Braga tem em curso para acelerar a transição para a energia de fontes renováveis.

«Projectos como o BRT, a aquisição de viaturas eléctricas para os transportes públicos, a instalação de painéis fotovoltaicos nos edifícios municipais, ou projectos em articulação com o INL» foram algumas das iniciativas mencionadas pelo líder da autarquia, destacando «o empenho do executivo no combate à pobreza energética». 

Por fim, Ricardo Rio destacou que face «à profunda alteração da situação em matéria de segurança nos últimos tempos», existe a exigência de «acelerar drasticamente a transição para energias limpas», de forma a ser «reforçada a independência energética da Europa». 

Esta conferência reuniu representantes da Comissão Europeia, membros da Conselho Político, Embaixadores do Parlamento Europeu e Embaixadores do Pacto do CdR, com o intuito de reforçar a cooperação e articulação entre todos, de forma a dar-se a transição para uma energia segura, acessível e sustentável. 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS