Decorreu, esta quarta-feira, a cerimónia oficial de comemoração do 25º aniversário da Polícia Municipal de Guimarães, cerimónia marcada pela imposição de divisas e a atribuição de medalhas a agentes e o apelo ao aumento do efetivo.
Daniel Oliveira, comandante da Polícia Municipal, apontou a qualidade do serviço de proximidade que é prestado pela corporação, “hoje um efetivo fundamental de apoio à população”. Reafirmou a necessidade de um aumento do número de agentes para dar “melhor resposta às crescentes solicitações dos cidadãos”.
O vereador Nelson Felgueiras lembrou o conjunto de serviços prestados pela polícia, nomeadamente na fiscalização municipal, trânsito e mobilidade, proteção e segurança pública, apoio a atividades municipais, e sensibilização cívica, “sempre em colaboração com outras entidades, entre as quais os serviços autárquicos, a PSP e a GNR”.
Já Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, considerou “muito importante o trabalho que é realizado na vigilância para a ordem cívica, segurança e tranquilidade de todos”.
Trata-se de um trabalho que o autarca socialista considera “essencial para termos uma sociedade confiante e respeitadora – pela importância do civismo no dia a dia — e para prevenir comportamentos de risco, reduzindo-se a probabilidade de pequenos delitos evoluírem para situações de maior gravidade”.
A colaboração com as restantes forças de segurança, PSP e GNR, foi também um dos aspetos que Domingos Bragança referiu, “uma vez que permite uma maior eficácia e eficiência na resposta que hoje as cidades exigem”.