Acaba de ser lançado o concurso para a substituição do quebra-mar destacado do porto de pesca de Esposende, com um preço base de 338.100 euros, uma obra que visa a protecção da doca de pesca e concluí a modernização desta infra-estrutura.
A empreitada de modernização da doca de pesca de Esposende, recentemente inaugurada pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, fica, assim, definitivamente encerrada, agora que a Docapesca lançou o concurso para a substituição do quebra-mar destacado do porto de pesca.
“O estado de degradação em que se encontrava o conjunto de infra-estruturas que compõem a doca de pesca de Esposende e as suas consequências ao nível do declínio das actividades económicas que ali se processam, além do risco que representavam em termos de condições de segurança do trabalho e de protecção das condições ambientais levou a Polis Litoral Norte a projectar a intervenção”, refere a autarquia em nota às redacções.
A empreitada iniciou-se a 11 de Fevereiro de 2019 e teve como fontes de financiamento o programa Mar 2020 (819.180 euros), a Docapesca, S.A. (150.000 euros) e o município de Esposende (456.843 euros), montante ao qual acresce, agora, este valor de 338.100 euros, totalizando um montante de cerca de 1,8 milhões de euros.
As obras traduziram-se na instalação de um guincho na rampa-varadouro e das plataformas flutuantes e contemplou a beneficiação das pontes de acesso pedonal, os armazéns de aprestos e a instalação de uma plataforma para armazenamento exterior de aprestos de pesca, além de ter contemplado a melhoria da iluminação pública.
O quebra-mar flutuante é constituído por pontões de betão robustos e estáveis, concebidos para amarração de embarcações de médio porte e pesadas, com uma capacidade de sobrecarga elevada, necessitando de manutenção reduzida e por isso adequados a aplicações exigentes.
A Docapesca promove a colocação de novas plataformas do quebra-mar e a Polis Litoral Norte executa as novas estacas onde será ancorada aquela infra-estrutura.
Estes trabalhos têm que ocorrer em simultâneo pelo que, tendo em conta os prazos estimados pela Docapesca para a conclusão da contratação e disponibilização do novo quebra-mar, espera-se que sejam concluídos até final de 2021.