O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) integra pela primeira vez a lista das melhores instituições de ensino superior a nível mundial no Times Education World University Rankings 2024, anuncia a escola.
Apontado como um dos mais reputados rankings mundiais do Ensino Superior, o THE World University Rankings (ranking The wur2024) avalia as instituições de acordo com 18 indicadores de desempenho, divididos em cinco eixos fundamentais: internacionalização (International Outlook), excelência, qualidade e impacto da investigação produzida (Research Quality), relação com a indústria (Industry), qualidade do ensino (Teaching) e volume da investigação produzida (Research Environment).
É na internacionalização e na qualidade da investigação produzida que o Politécnico de Viana do Castelo melhor cotação apresenta, com scores de 44,1 e 35.4 pontos, respectivamente. Seguem-se a relação com a indústria (18,7 pontos), a qualidade do ensino ministrado (13,0 pontos) e, por fim, o volume da investigação realizada (9,6 pontos).
Considerado um dos mais importantes na análise do Ensino Superior, este ranking inclui mais de 1.900 instituições de ensino euperior, distribuídas por 108 países. Para esta edição, o ranking avaliou mais de 2.600 Instituições.
CONTINUAR INTERNACIONALIZAÇÃO
A nível nacional, apenas 15 instituições de ensino superior estão incluídas no ranking The Wur2024, dividindo-se por 11 universidades, três politécnicos e um instituto universitário.
A inclusão do Politécnico vianense neste ranking “acontece em linha com o posicionamento há muito defendido na Instituição, que tem feito uma aposta crescente em pilares fundamentais como é a internacionalização e a investigação”, afirma o presidente do IPVC.
Carlos Rodrigues, defende que “é propósito da instituição continuar a apostar no fortalecimento e alargamento das redes internacionais já existentes, assim como alargar o seu número, no sentido de incrementar os projectos de investigação e inovação internacionais, as mobilidades de estudantes, docentes, investigadores e não docentes, as formações em parceria, ou com parcerias, e reforçar a posição do IPVC no Espaço Europeu de Ensino Superior”.