O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está a participar, desde o início da semana, naquela que é considerada a maior acção externa de promoção do ensino superior politécnico português no exterior.
A missão, a decorrer durante o Salão do Estudante, é liderada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e inclui um grande número de visitas a instituições de ensino brasileiras, atividades diplomáticas e ações de trabalho em rede.
Esta iniciativa prolonga-se até ao próximo dia 24 e abrange as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador da Baía, Belo Horizonte e Curitiba.
Na passada segunda-feira, o Instituto reforçou o acordo de Mobilidade Académica que estabeleceu com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), no Brasil.
Ana Paula Vale, vice-Presidente do IPVC e Coordenadora Institucional para a Cooperação internacional, visitou a reitoria do IFPR em Curitiba e o Campus Paranaguá, onde também proferiu uma palestra a estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a estudantes dos cursos de graduação.
«A visita da professora Ana Paula e a parceria com o IPVC representam um importante diálogo para o IFPR Campus Paranaguá para a articulação de possibilidades de mobilidade académica dos nossos estudantes», referiu Mateus das Neves Gomes, Diretor do Campus Paranaguá − IFPR.
De recordar que, em Setembro passado, uma comitiva do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Campus Paranaguá tinha participado num programa de intercâmbio internacional com o Politécnico de Viana do Castelo, que privilegiou, sobretudo, a visita às suas seis escolas superiores no distrito de Viana do Castelo, onde tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, laboratórios, e conhecer um pouco mais da oferta formativa da instituição.
O Instituto Federal do Paraná é uma instituição pública federal brasileira de ensino: abrange educação superior, básica e profissional, e é especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.
A missão no Brasil contempla ainda a visita a diversos Institutos Federais Brasileiros, com os quais o IPVC tem acordos de mobilidade académica.