Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Ponte da Barca acolhe a Escola de Verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Durante quatro dias, de 30 de Agosto a 2 de Setembro, Ponte da Barca será palco do “Summer CEmp 2023”, iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal que reúne diversos estudantes do Ensino Superior para «reflectir sobre as prioridades e políticas europeias, através de conversas e sessões práticas». Para mais informações sobre o evento e inscrições, abertas até ao dia 31 de Março, disponíveis aqui.

Com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e a colaboração do centro Europe Direct, o “Summer CEmp”, que tem um carácter «itinerante», ruma ao Alto Minho com o objectivo de «fortalecer a identidade europeia dos jovens participantes, promovendo ao mesmo tempo a diversidade cultural e a inclusão social».

Podem participar neste evento estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano lectivo 2022/2023, com até 30 anos (inclusive), sendo assumidos pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e as entidades colaborantes os encargos financeiros associados à participação, alojamento durante o programa e actividades, deslocações e refeições incluídas no programa.

A edição de 2023, Ano Europeu das Competências, centra-se na «participação dos jovens no projecto europeu e no impacto da União Europeia e dos seus valores, com enfoque nas próximas eleições europeias». Apresentando um programa «imersivo, intensivo e dinâmico», esta escola de verão dará aos estudantes a «oportunidade de interagir com exemplos concretos da região do Alto Minho e com um vasto leque de protagonistas da actualidade portuguesa e europeia (políticos, jornalistas, empresários, académicos, desportistas, artistas, entre outros)».

Num ambiente inspirador, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que oferece uma excelente infraestrutura turística, tornando-se um local ideal para a realização do evento, o debate sobre a União Europeia será desenvolvido em articulação com o património cultural e natural da região do Alto Minho.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS