Ponte de Lima apresentou publicamente ‘O Caminho Português de Santiago de Compostela’, obra consagrada ao itinerário jacobeu que cruza a mais antiga vila de Portugal.
Ponte de Lima tem sido, desde tempos muito recuados, uma passagem quase obrigatória para quem, por território português, se dirigia a Santiago de Compostela.
Este caminho passava e continua a passar em Ponte de Lima, chamou-se O Caminho Português de Santiago, por ser, durante muito tempo, o único sinalizado e percorrido e, de longe, sob todos os pontos de vista, o mais importante e fundamentado historicamente.
Esta publicação da autoria do Professor Carlos Brochado de Almeida, Sandra Rodrigues e José Dantas, retrata a abundância de testemunhos históricos associados ao Caminho que podemos encontrar no nosso concelho.
Editado pelo Município de Ponte de Lima no âmbito de um projeto de valorização do Caminho Português de Santiago, financiado pela União Europeia, que incluiu também várias ações consagradas à recuperação do património situado no Caminho, como o restauro integral da Capela de São Tiago, na Correlhã, a conservação e restauro da Capela do Anjo da Guarda, em Arcozelo, a requalificação do Caminho e Ponte do Arquinho, também em Arcozelo, além de obras de beneficiação no Museu dos Terceiros, a que se acrescentaram algumas atividades promocionais e de divulgação.
A apresentação desta publicação Municipal coincidiu com os 25 Anos da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago (AACPS), cujo documento constitutivo foi assinado a 2 de novembro de 1998, precisamente no Museu dos Terceiros.
Neste contexto, o Município de Ponte de Lima aprovou um Voto de Louvor, à Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, «entidade que tanto tem pugnado pela afirmação desta importante rota cultural e religiosa».