Ponte de Lima volta a servir petiscos e vinho verde de 01 de Outubro a 30 de Novembro. É a quarta edição do “Lourear a Pevide”, que este ano promete uma experiência ainda mais rica e prolongada.
A casta Loureiro e a gastronomia limiana são o centro de um roteiro que celebra os sabores, a tradição e a autenticidade da região.
«Depois das Feiras Novas, o outono chega com convites irresistíveis: momentos de descontração, com petiscos deliciosos, copo de Loureiro, e conversas entre amigos», assinala a autarquia, em nota enviada à imprensa.
Este evento «é a celebração de tudo o que Ponte de Lima tem de melhor – a sua identidade, as suas raízes e os seus produtos locais».
20 ADERENTES
São 20 os estabelecimentos participantes, cada um com petiscos especialmente preparados para o evento, onde o vinho Loureiro desempenha um papel central.
«Sabores e petiscos únicos, desde o tradicional bacalhau, como o bolinho ou o pão recheado e cremoso, até às propostas de forno, como cabrito assado ou folar tostado com lombo do cachaço. Não faltam, ainda, iguarias como folhadinhos de queijo com doce de abóbora, e o irresistível folhado de alheira com cogumelos e castanhas de Ponte de Lima. Tudo isto acompanhado por tábuas de queijos e enchidos, e o aroma inconfundível do vinho Loureiro de diferentes quintas do concelho», sugere.
Com decorações acolhedoras e pitorescas, os espaços aderentes prometem um petisco especialmente preparado para este evento e um copo de vinho loureiro de Ponte de Lima.
PRÉMIOS
Há ainda prémios, tal como em edições anteriores, para quem colecionar dez carimbos nos estabelecimentos participantes.
O primeiro prémio é uma viagem de avião para duas pessoas, sobre o Vale do Lima; o segundo, um fim de semana, para duas pessoas, no Cerquido by Nhôme, com direito a passeio a cavalo pela Serra D’Agra; e o terceiro, um cabaz repleto de delícias do Mercado Agrolimiano.
Para participar, basta recolher os carimbos e entregar a brochura na tombola localizada na Loja Interativa de Turismo, na Torre da Cadeia Velha, em pleno coração histórico da vila.
[email protected]