REGIÃO

REGIÃO -
Ponte Internacional Valença-Tui vira palco de mostra criativa de 40 projectos dos dois países

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os 400 metros que unem Portugal a Espanha, através da Ponte Internacional Valença-Tui, serão palco da abertura oficial do Festival IKFEM, na próxima sexta-feira, às 18h00, com uma mostra criativa de várias disciplinas que vão da música à moda, passando pelo artesanato, fotografia, magia, dança, arte e gastronomia.

Resultado da open call IKFEM CRIATIVA, os 40 projectos seleccionados – entre os mais de 70 inscritos – foram apresentados esta segunda-feira, no Parador de Tui, pela directora do festival, Andrea González e os parceiros, entre eles o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira.

Recorde-se que o Festival IKFEM começa na quinta-feira, , com um espectáculo visualmente atraente e musicalmente cativante. Em pleno rio Minho, um piano flutuante será tocado por Delphine Coutant, que se define com um trovador do século XXI. A obra ‘Dois sistemas solares’ conta ainda com Daniel Trutet (violoncelo) e Jenny Violleau (trombone). Uma mini-ópera pop, em jeito de tragédia antiga, que promete conquistar o público.

Até dia 25, a Eurocidade Valença-Tui recebe concertos de diferentes estilos. O destaque vai para a celebração dos 70 anos de carreira do maestro António Victorino d’Almeida, no sábado, às 21h30, no Jardim Municipal de Valença.

Acompanhado pela fadista portuguesa Katia Guerreiro e pela cantora cabo-verdiana Cremilda Medina, apresenta um espectáculo de fusão e lusofonia : ‘70 anos de carreira – Mornas & Fados”.

PROGRAMA

Ainda na sexta, depois da mostra criativa na Ponte Internacional, o Jardim Municipal de Valença recebe, às 21h30, Ellen De Lima com Rodrigo & Gustavo Almeida. Uma partilha de histórias entre Portugal, a Galiza e o Brasil, um encontro de gerações que em comum têm a paixão pela música.

No dia 22, às 18h00, a Praça da República de Valença recebe Antía Muiño, eleita ‘Melhor Artista Emergente’ nos Prémios Martín Códax de la Música Gallega, e embaixadora do programa EQUAL do Spotify, com música exclusivamente no feminino.

Ainda em Valença, no dia 23, às 11h30, Néboa leva à Praça da República um concerto que combina a música tradicional galega e de autor com o pop alternativo e o indie-electrónica.

Às 18h00, Elektrofadas propõem um concerto didáctico, uma viagem pelas emoções através da música. Na Igreja do Salvador de Ganfei, às 21h30, a arte visual e música de Alqvimia Musicae, com um órgão digital e sintetizadores que cruzam o histórico com o contemporâneo. Uma fusão de música e vídeo mapping ao vivo que não deixa ninguém indiferente.

Depois de dois dias intensos em Valença, o IKFEM continua em Tui. Dia 24, a Igreja de Santo Domingo recebe, às 21h30, o Duo Moraguez – Pilar e Arabel Moráguez – que propõem um concerto de música cubana com melodias, ritmos e harmonias do Caribe.

No Dia da Galiza, 25 de Julho, a Igreja de São Domingo recebe, às 18h00, o solo de Daniel Pereira que leva a palco as quatro sonatas para piano de Beethoven. Às 21h00, é a vez de Arume de Malvas, grupo de música tradicional que recupera a história de três décadas do grupo folclórico Terra de Malvas.

O encerramento está marcado para as 21h30, na Praça São Fernando em Tui, com Alqvimia Musica e o espectáculo de fusão entre a música e vídeo mapping.

A entrada para os concertos é livre, mas limitada à lotação de cada espaço.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS