AMARES –

AMARES – -
População de Lago preocupada com passagem de nova linha de alta tensão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Vários populares, sobretudo da freguesia de Lago, participaram esta quinta-feira numa sessão de esclarecimento sobre a possível passagem da nova linha de alta tensão, de 60 kv, entre a subestação de Turiz (Vila Verde) e a subestação de Amares, tendo apresentado muitas questões sobre o traçado que está em equação.

Na sessão, o presidente da Junta de Lago, Delfim Rodrigues, disse que a freguesia já é atravessada por quatro linhas de alta tensão e que, caso esta construção avance, passará a contar com 40 postes.

«É uma freguesia já muito massacrada nesse aspecto, o que faz também com que os terrenos desvalorizem», apontou.

Gilberto Mariz, da Direcção Geral de Energia e Geologia, lembrou que o traçado pode sofrer alterações, até porque nem está ainda em fase de consulta pública, onde a população poderá apresentar reclamações e preocupações.

«O objectivo desta ligação é apenas abastecer, em termos de energia, as populações de Amares e de Vila Verde. Jamais vamos fazer uma linha se o Município estiver contra», frisou.

Segundo o responsável, esta ligação surge pela «necessidade de melhoria» de rede eléctrica nos casos de Amares e de Vila Verde.

Além de vários populares e o autarca de Lago, a iniciativa juntou ainda o presidente da Junta da União de Freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, por onde o projecto também prevê que a linha passe.

Esta trata-se de uma linha de distribuição de energia, de 60 kv, entre a subestação de Turiz (Vila Verde) e a subestação de Amares, que é da responsabilidade da EDP Distribuição, sendo a Direcção Geral de Energia e Geologia a entidade coordenadora do licenciamento do projecto.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS