O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai implementar a partir desta terça-feira, dia 1 de Junho, um novo portal que simplifica a relação dos estudantes com a instituição, concentrando numa única plataforma os acessos aos vários serviços, que antes se encontravam dispersos.
No Portal IPCA, disponível através do link portal.ipca.pt, os estudantes passam a ter uma via única de acesso a domínios como o moodle, webmail, SIGA, catálogo da biblioteca, bem como a todo um conjunto de serviços de apoio social, nomeadamente a aquisição de senhas de refeição nas cantinas, candidatura a bolsa de colaboradores, requisição de bicicletas e a consulta de oferta de alojamento privado, entre outros.
Segundo a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, «este sistema de gestão digital baseado nas Tecnologias da Informação e Comunicação vem permitir, entre outras valências, melhorar as experiências do estudante no contacto com a instituição e aumentar a eficiência e eficácia do funcionamento dos serviços».
«A criação do Portal IPCA enquadra-se numa estratégia alargada de desenvolvimento de um IPCA verde e digital, sendo que os serviços que agora são disponibilizados representam apenas uma pequena parte de um projecto mais ambicioso de digitalização, desmaterialização e reengenharia de processos», explica.