Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Póvoa de Lanhoso acolhe exposição a homenagear Camilo Castelo Branco

A exposição “Uma Camiliana Povoense”, da autoria do camilianista Damião Vellozo Ferreira estará aberta ao público na Póvoa de Lanhoso, a partir de 1 de junho, às 17h30. A mostra vai abordar a obra de Camilo Castelo Branco e as suas ligações à Póvoa de Lanhoso. A data escolhida para inaugurar coincide com o aniversário da morte do autor (1 de junho de 1890).

Esta exposição, que foi já patenteada em 1997 na Póvoa de Lanhoso, incidirá em algumas raridades, entre as quais podemos encontrar uma primeira edição de “A Infanta Capelista” da qual existem apenas cerca de 10 exemplares, e que só será possível observar em momentos pré-determinados, com uma particular história que será partilhada aquando da abertura.

A autarquia povoense é uma das entidades signatárias de um protocolo para a implementação das Comemorações oficiais do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco, designado “Camilo a Norte 200”, coordenado pela CCDR Norte.

Assim, a Póvoa de Lanhoso, na condição de “Terra Camiliana”, vai apresentar ao longo deste ano um programa que está a ser desenvolvido pelo Núcleo Documental – Maria da Fonte e que inclui, além da apresentação de livros, exposições, uma “Caminhada Camiliana”, iniciativas com as Escolas e com os Centros de Convívio, entre outras, envolvendo toda a comunidade.

A Póvoa de Lanhoso foi palco de tramas em diversos romances de Camilo como é o caso de “Maria da Fonte”, “ O demónio do Ouro” e “Brasileira de Prazins”.

A exposição “Uma Camiliana Povoense”, que vai estar patente na Galeria de Exposições do Theatro Club, poderá ser visitada até ao dia 28 de Junho, de terça-feira a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30 e, no período da tarde, entre as 14h00 e as 18h00. Nos dias de espetáculo, a Galeria abre às 20h30.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS