No Dia Mundial do Teatro e no ano em que se comemoram 120 anos do Theatro Club, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresenta um novo Grupo de Teatro, o TEM – Grupo de Teatro Experimental Maria.
Fátima Moreira, Vice-Presidente do executivo apontou que «o nascimento de um novo grupo de teatro não é apenas um marco cultural importante, mas também um passo significativo em direção a uma comunidade mais unida e artisticamente ativa».
Este novo grupo nasce a partir do projeto formativo iniciado em 2023, onde os alunos de uma das oficinas de teatro do Theatro Club (turma de Criação) eram os responsáveis pela criação integral de um espetáculo teatral.
«O TEM é uma consequência do desenvolvimento natural e lógico dessa Turma de Criação que, sob a orientação do formador e realizador Bruno Laborinho, onde os formandos são desafiados a pensar e decidir sobre figurinos, cenários, luz, trabalhar na dramaturgia, envolver-se na encenação, etc..», explica a autarquia, em comunicado.
Um dos resultados foi, já em 2023, a estreia da PERSPE(C)TIVA, e em 2024, de CARCER.
Segundo Bruno Laborinho este grupo é, ainda, fruto da «vontade deste grupo de alunos/as de fazer mais Teatro, de fazer um tipo de teatro diferente e “fora da caixa”, que pudesse trazer outras linguagens para o contexto municipal», refere.
O grupo nasceu em outubro 2024, juntamente com o arranque das Oficinas, quando começaram os ensaios do “Grupo Teatro Criação” (nome temporário). Os ensaios, que decorrem duas vezes por semana, mantêm a lógica de trabalho inicial da Turma de Criação, na qual os membros do grupo são elementos interventivos e ativos na elaboração do espetáculo a apresentar, mas reformulando alguns aspetos para que o espaço de trabalho fosse mais experimental.
Durante os ensaios surgiu o nome “Teatro Experimental Maria”, uma referência ao papel da heroína povoense para a história, Maria da Fonte.
Os objetivos do TEM são «introduzir uma nova linguagem de Teatro na realidade
do concelho e mostrar que Teatro pode ser feito de muitas formas; trabalhar, especificamente, numa linguagem contemporânea, multidisciplinar, experimental e disruptiva, a partir de temas relevantes e fornecer um espaço de trabalho criativo para novos talentos/novas vozes», avança, ainda, a autarquia.
Tem também o desafio de apresentar um espetáculo de teatro novo por ano, criado por atores e atrizes povoenses, amadores, que integrem o grupo.
«A Cultura da autarquia povoense congratula-se com o surgimento do TEM, pois criam-se assim mais oportunidades para os/as amantes do teatro com mais esta oferta», destaca o município.
A Póvoa de Lanhoso tem já um Grupo de Teatro e o Grupo Cénico Povoense sendo, ainda, há 20 anos, o palco do Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho.
Também o Theatro Club, a sala de espetáculos da Póvoa de Lanhoso que comemora este ano os seus 120 anos de existência, é uma referência.
oamarense@gmail.com