O presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, entregou os vouchers referentes ao apoio Naturalanhoso, em cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, anunciou esta segunda-feira a autarquia.
Os processos, que respeitam ao primeiro semestre de 2024, abrangem 54 bebés e englobam um investimento de 35.850 euros. Desses, 28 processos referiam-se ao 1.º filho, 22 no caso do 2.º, havendo ainda quatro que se referiam ao 3.º descendente.
“A medida Naturalanhoso visa incentivar a natalidade, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento da economia local”, afirma a autarquia, referindo que “este apoio financeiro engloba ainda uma componente destinada a apoiar a vacinação extraPlano Nacional”.
Enquadrada pelo Regulamento de Medidas Sociais – Póvoa Solidária, que define os critérios para atribuição, o Naturalanhoso “é um programa que visa apoiar as famílias e incentivar a natalidade, no concelho, tendo como finalidade controlar e contrariar o envelhecimento demográfico e os problemas daí resultantes”.
A autarquia acrescenta que outro dos objectivos, além de promover a melhoria das condições de vida para as populações, especialmente das crianças nos primeiros meses de vida, “é também contribuir para a segurança económico-financeira das famílias que dependem de postos de trabalho no sector do comércio”.
Esta medida, a par de outras como é o caso da criação do Núcleo Local da Garantia para a Infância, são respostas do município dedicadas “a combater eficazmente vulnerabilidades das crianças e dos jovens e das suas famílias através de abordagens promotoras de coesão e de desenvolvimento social e potenciadoras de uma efectiva integração social”.