A Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso foi palco de uma reunião com várias entidades do concelho para auscultar ideias e opiniões acerca de hábitos de leitura, com vista à preparação do Plano Local de Leitura.
O momento contou com a participação de intervenientes de vários quadrantes da comunidade, incluindo a vereadora Fátima Moreira, responsável pelos Pelouros da Educação e da Cultura do Município.
Fátima Moreira referiu que «a leitura pode estar relacionada com as bibliotecas, com as escolas, mas o que queremos é democratizar a leitura, que a leitura chegue mais facilmente a todas pessoas e que esteja acessível a todos».
Este plano, continuou, «acaba por ser um instrumento em que nós temos que apresentar um diagnóstico de qual é a nossa situação em termos de leitura e de leitores, no concelho e o que é que nós ambicionamos a este nível para a nossa população, daqui para a frente».
São de extrema importância os contributos «de pessoas com várias intervenções na comunidade que podem ter uma abordagem diferente àquilo que nós pensamos que pode ser o acesso à leitura e aos livros», acrescentou.
Numa realidade em que os meios digitais dominam o dia-a-dia de crianças, jovens e adultos as estratégias envolvem não só os meios físicos, designadamente a disponibilização de livros e jornais, como os meios digitais, como os telemóveis, ipad’s, ebook’s, computadores, entre outras ferramentas que possam promover o acesso à leitura.
Após esta fase em que se pretende obter um panorama da realidade, e em que se auscultam as sugestões e anseios transmitidos pelos presentes, avançar-se-á para a fase das propostas.
O objetivo é que o Plano Local de Leitura possa acontecer, além das salas de aula e das bibliotecas, também em instituições, em empresas, entre outros locais, abrangendo toda a população.