Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Praticante de canyoning resgatado ao fim de quatro horas em Ponte da Barca

O praticante de canyoning que ficou ferido após uma queda em Ponte da Barca, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi resgatado esta terça-feira ao fim de uma delicada operação que demorou quatro horas, dificultada pelas características do terreno.

Num relato feito nas redes sociais, os Bombeiros de Ponte da Barca referem que, cerca das 13h00 de terça-feira, foram “solicitados para um resgate de uma vítima de trauma enquanto esta praticava canyoning”, na Ribeira de Carcerelha, na freguesia de Entre Ambos-os-Rios.

“De imediato saíram para o local três veículos com 11 operacionais, que na chegada ao local se reuniram com dois canyonistas experientes que estavam no local, tendo de imediato descido à linha de água para numa estratégia concertada proceder à estabilização e ao resgate da vítima”, acrescenta.

Segundo a corporação, “devido à impossibilidade de resgate para montante da posição da vítima devido à difícil orografia, e a zona de vale encaixado e linhas de alta tensão inviabilizar o uso de helicóptero”, foi “necessário extrair a mesma para um ponto de extração a jusante de posição inicial. Para o resgate, os operacionais usaram cordas e “técnicas de progressão de complexidade elevada e por isso mesmo morosas”.

“Nas operações compareceu também uma equipa de resgate em montanha da UEPS da GNR, que viriam a complementar o teatro de operações, e as sinergias entre os diversos players no local culminou com o resgate da vítima cerca de quatro horas depois do pedido de alerta, tendo a vítima sido evacuada para a ULSAM de Viana do Castelo depois de estabilizadas pelas equipas de EPH dos BV Ponte da Barca e ambulância SIV do INEM”, explica a publicação.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS