O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse esta segunda-feira que renunciará ao cargo para assumir o mandato no parlamento, para o qual foi eleito como número dois na lista da AD pelo distrito de Viana do Castelo.
“Vou assumir o meu lugar como deputado na Assembleia da República. Quero agradecer aos que confiaram na AD e que lhe deram uma grande vitória nacional e no distrito de Viana do Castelo. Ganhámos em todos os concelhos e, em especial, em Arcos de Valdevez, onde a AD venceu em todas as freguesias. É um voto de confiança nas pessoas e de esperança de que juntos possamos construir um futuro melhor para o Alto Minho e para o país”, afirmou à agência Lusa João Manuel Esteves.
.“Vamos pugnar, incentivar, estimular a necessidade de reforço de atenção relativamente ao Alto Minho que é um território fantástico que acreditou neste Governo”, frisou o autarca, que renunciará antes de tomar posse na Assembleia da República.
No distrito de Viana do Castelo, a AD venceu as eleições legislativas, com 39,57% dos votos, elegendo José Pedro Aguiar-Branco, João Manuel Esteves e a professora Manuela Carvalho.
O Chega alcançou 22,97% e manteve o lugar no parlamento conquistado nas eleições de março de 2024 pelo ex-social-democrata Eduardo Teixeira.
O PS passou a terceira força política, com 21,72% dos votos, e elegeu apenas a cabeça de lista pelo distrito de Viana do Castelo, Marina Gonçalves, ex-ministra da Habitação, deixando de fora José Maria Costa, ex-secretário de Estado do Mar e antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo.
Em abril, João Manuel Esteves suspendeu o terceiro e último mandato autárquico na Câmara de Arcos de Valdevez, sendo substituído pelo vice-presidente, Olegário Gonçalves, que vai ser o candidato do PSD às próximas eleições autárquicas.