Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
ASTRONOMIA

ASTRONOMIA -
Primeira super-Lua do ano vai estar visível esta noite

A primeira super-Lua de 2023 vai estar visível na noite desta segunda-feira. O fenómeno ocorre quatro vezes ao longo do ano, de acordo com os astrónomos, quando a lua está mais próxima da terra, a cerca de 360 km de distância.

Embora ligeiramente elíptica e não circular, a super-Lua é uma ‘coincidência cósmica’. Este fenómeno acontece quando a Lua está mais próxima da Terra, ao qual se dá o nome de perigeu.

De acordo com os astrónomos, a Lua demora mais ou menos um mês a dar a volta à Terra, o que significa que, mais ou menos de mês a mês, temos uma Lua cheia. A super-Lua acontece, por sua vez, quando há uma Lua cheia que coincide com este ponto de maior aproximação, o perigeu.

Ao inverso, o ponto de maior afastamento do satélite da Terra chama-se apogeu.

Esta segunda-feira, a Lua estará, portanto, a 361.934 quilómetros de distância da Terra. Ao longo do ano, deverão observar-se mais três super-Luas, nos dias 1 e 31 de Agosto e 29 de Setembro — segundo as estimativas dos astrónomos, a que estará mais perto da Terra será a de dia 31 de Agosto, a 357.344 quilómetros.

A dimensão que a Lua vai apresentar no céu esta noite será especialmente “notória”, se compararmos com uma Lua cheia no apogeu (o ponto de maior distância da Terra), que pode chegar aos 400 mil quilómetros.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS