As quatro grandes procissões da Semana Santa de Braga, que começa já no próximo domingo, vão contar este ano com zonas específicas para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, anunciou esta quinta-feira a organização.
Em conferência de imprensa, o presidente da comissão organizadora da Semana Santa de Braga, cónego Avelino Amorim, explicou que a definição destes locais foi feita em articulação com a delegação distrital de Braga da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), com o objetivo de “aumentar a segurança de todos” e tornar estas celebrações “mais inclusivas”.
O primeiro destes quatro cortejos é a Procissão dos Passos, marcada para domingo, a partir das 17h00, com saída da Igreja de São Paulo. A zona criada para as pessoas com mobilidade reduzida será no largo Carlos Amarante, onde decorre o Sermão do Encontro, um dos principais momentos ao longo do trajeto.
A Procissão da Burrinha, na quarta-feira, com saída da Igreja de São Victor, às 21h30, terá estas zonas específicas instaladas perto da Junta de Freguesia de São Victor e na Rua Dr. Justino Cruz, nas imediações da Fonte do Dragão.
O acompanhamento das Procissões Ecce Homo (quinta-feira, 21h30, partida da Igreja da Misericórdia) e do Enterro do Senhor (sexta-feira, 21h30, partida da Sé) poderá ser feito nesse mesmo local da Rua Dr. Justino Cruz (Fonte do Dragão) ou no Largo Paulo Orósio, onde se situava o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários.
“Estes locais estarão assinalados com o símbolo internacional de mobilidade reduzida ou condicionada e contarão com a assistência de escuteiros. Serão sítios seguros, onde as pessoas poderão estar à vontade para assistir às procissões”, sublinhou Susana Ferreira, da APD Braga, em declarações aos jornalistas.
ALTERAÇÕES NOS PERCURSOS
Avelino Amorim anunciou ainda que foram realizados “ligeiras alterações” aos percursos das procissões de domingo, quinta e sexta-feira, na zona do Arco da Porta Nova, devido a uma “obra em curso” naquele local. “Sabemos que é normalmente um sítio onde várias pessoas se concentram, mas este ano tivemos de fazer um ajuste. Para facilitar a identificação do trajeto recomendamos que as pessoas atentem à decoração das ruas”, explicou.
À exceção do cortejo bíblico “Vós sereis o Meu povo” (Procissão da Burrinha), que mantém o mesmo percurso dos anos anteriores, a Procissão dos Passos, a Procissão do Ecce Homo e a Procissão do Enterro do Senhor sofrem uma alteração em parte do percurso.
No caso da primeira, à subida da Rua D. Diogo de Sousa, em frente da igreja da Misericórdia, a procissão vira à esquerda, para a Rua da Misericórdia, passa em frente da Biblioteca Pública, vira à direita para a Rua Eça de Queirós (ladeando o Jardim de Santa Bárbara), vira à direita novamente para a Rua Dr. Justino Cruz e, no final desta, vira à esquerda para a Rua do Souto, retomando o habitual trajeto.
As restantes procissões (Ecce Homo e Enterro), são alvo da mesma alteração, mas em sentido inverso. Em resumo, são os seguintes os trajetos de cada uma destas procissões:
Itinerário da Procissão dos Passos
Igreja do Seminário > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Largo Carlos Amarante (contornando-o) > SERMÃO DO ENCONTRO > Largo de S. João do Souto > Rua D. Afonso Henriques > Rua D. Gonçalo Pereira > Rua D. Paio Mendes > Av. S. Miguel-o-Anjo > Arco da Porta Nova > Rua D. Diogo de Sousa > Rua da Misericórdia > Rua Eça de Queirós > Rua Dr. Justino Cruz > Rua do Souto > Largo do Barão de S. Martinho e Rua de S. Marcos, recolhendo à igreja de Santa Cruz.
Itinerário da Procissão do Senhor “Ecce Homo”
Igreja da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > e recolhe à Igreja da Misericórdia.
Itinerário da Procissão do Enterro do Senhor
Sé Catedral > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes e recolhe à Sé Catedral.