A BragaHabit realizou uma sessão de esclarecimento dirigida aos proprietários de habitações e residentes no Bairro das Andorinhas, para apresentar o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – “1º Direito”.
A sessão foi realizada em articulação com a Associação de Moradores local e com a Junta de Freguesia de São Vicente.
Este encontro teve como objectivo sensibilizar e esclarecer dos moradores acerca dos procedimentos necessários para a apresentação de candidaturas a este programa.
Carlos Videira, administrador da BragaHabit, explicou que o processo de candidaturas ao “1º Direito” terá de ser célere, uma vez que só as primeiras 26 mil casas serão comparticipadas a 100% a fundo perdido por este programa do Governo.
“Este é um programa de apoio à promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas, sem alternativa habitacional e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo de acesso a uma habitação adequada”, explicou o administrador, salientando a importância destas sessões de esclarecimento junto da população.
O responsável lembrou a actuação da BragaHabit nesta matéria de aconselhamento e sensibilização, referindo que a empresa municipal pretende criar um “ambiente de envolvimento, de partilha e de informação dos vários projectos em curso, assim como das oportunidades de financiamento disponíveis para os proprietários de forma a melhorar os bairros de Braga”.
Recorde-se que o “1º Direito” assenta numa dinâmica promocional predominantemente dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento. Aposta também em abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos sectoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os sectores público, privado e cooperativo.