O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, reuniu-se no passado dia 8 de Julho, com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), para apresentar o programa de capacitação digital de adultos – “Eu Sou Digital”.
A reunião de trabalho decorreu em Ponte de Lima, contando com a participação de presidentes e representantes dos 10 municípios que fazem parte desta Comunidade Intermunicipal, como Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
O programa “Eu sou Digital” destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a Internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais no dia-a-dia.
Desta forma, o objectivo passa por permitir «uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à Internet e combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação».
Para além disso, este programa visa ainda, junto dos utilizadores, «ensinar a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na Internet e usar as redes sociais», reforçando «os aspetos essenciais da utilização da Internet em segurança».
De acordo com Mário Campolargo, este «é um programa de iniciativa governamental que visa ajudar, de forma simples e gratuita, todos aqueles que queiram dar os primeiros passos na Internet, contribuindo localmente para uma comunidade digital mais inclusiva e participativa».
O secretário de Estado explicou ainda que a implementação do programa «passará por meio de parcerias alargadas com entidades públicas e privadas, onde se incluem juntas de freguesia, câmaras municipais e empresas desde o sector bancário, financeiro e comunicações, bem como associações empresariais».
Até ao final de 2023, perspectiva-se que este programa possa ajudar mais de um milhão de adultos em Portugal, através de acções de capacitação digital desenvolvidas por uma rede de milhares de voluntários em mais de 1.500 espaços a nível nacional.