Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Programa “+ Património” dá a conhecer monumentos de Barcelos durante oito meses

No âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, que se assinala a 28 de março, o Município de Barcelos, através do Gabinete de Arqueologia e Património Histórico, dinamiza, às 21h00 do mesmo dia, uma visita ao Centro Histórico, sob o tema “À descoberta da toponímia do Centro Histórico de Barcelos”.

Além da iniciativa, o município barcelense preparou um programa alargado cuja finalidade é a promoção e divulgação do património arqueológico, histórico e imaterial do concelho, através de experiências únicas.

Em abril, no dia 12, sábado, às 10h30, tem lugar uma visita guiada à Casa da Azenha, inserida na Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos. «A Casa da Azenha está a ser alvo de um processo de reabilitação, mas enquanto não terminam as intervenções convidamo-lo a visitar o espaço como atualmente se encontra», aponta a autarquia.

Ainda em abril, no dia 17, às 21h30, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos, tem lugar mais uma ação, desta vez uma caminhada noturna para dar a conhecer algumas obras únicas associadas ao tema.

No mês de junho, dia 13, no âmbito das Jornadas Europeias da Arqueologia, acontece uma Visita do Equinócio às Gravuras de São Gonçalo, tendo como objetivo percorrer parte do Monte de São Gonçalo para descobrir algumas das gravuras rupestres deste santuário pré-histórico. A visita decorre à noite, facilitando a visualização das gravuras escavadas nas grandes lajes graníticas.

Já em julho, no dia 5, no âmbito das atividades dos Itinerários Napoleónicos em Portugal, está agendada uma caminhada pelas freguesias de Areias de Vilar e Encourados, locais onde se desenrola a ação de um dos primeiros romances históricos portugueses: “O Sargento-Mor de Vilar”, escrito por Arnaldo Gama, em 1863.

Já, em setembro, no dia 20, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, inicia-se um novo ciclo de descoberta das freguesias do concelho, que este ano começa pela paróquia de Santo André de Barcelinhos, anteriormente designada de Santo André de Mereces ou Mareces. Este momento conta com uma caminhada ao longo do rio, seguindo até aos locais mais antigos de Barcelinhos, passando por património como a Fonte de Ninães, a Capela de São Brás, a Casa de Levandeiras, a Quinta de Santo António de Vessadas até à Igreja de Santa Maria da Ponte.

O programa “Património em Movimento” culmina no dia 11 de outubro, com a atividade “Arqueólogo por um dia”, no âmbito da efeméride Dia Nacional dos Castelos.

Todas as atividades do Programa “+ Património” são destinadas ao público em geral, mas a participação está sujeita a inscrição prévia obrigatória, devido à limitação da lotação de alguns espaços e a questões logísticas.
Os interessados devem remeter a sua inscrição para: [email protected] ou através do contacto 915288428.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS