O projecto “Clic@r na melhor idade”, promovido pela Câmara Municipal de Amares de forma concertada com a INCoDe 2030, já está em curso. Até ao momento, o projecto abrange 3 IPSS´s do Concelho e seis freguesias e tem por objectivo «desenvolver algumas competências digitais ao nível da utilização básica do computador, da navegação na Internet e na utilização responsável do email e das redes sociais».
A Casa do Povo do Vale do Cávado, o Centro de Apoio aos Idosos de Bouro Santa Maria e o Centro Social de Dornelas e ainda as freguesias de São Vicente do Bico, Lago, Goães, Dornelas, Bouro Santa Marta e Bouro Santa Maria são, para já, os integrantes do projecto.
A acção destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e que ainda não tenham um contacto com o mundo digital, pretendendo combater o cenário de exclusão digital em que algumas pessoas vivem.
COMUNIDADE CRIATIVA PARA A INCLUSÃO DIGITAL
O projecto implica o desenvolvimento de um trabalho em rede, entre parceiros sociais locais, tendo em vista a constituição de uma Comunidade Criativa para a Inclusão Digital, no âmbito do projecto do Eixo 1 Inclusão – INCoDe2030, coordenado por Sofia Marques da Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.