REGIÃO -
Projecto de estudante do Politécnico de Viana nomeado para prémio internacional

João Mendes, aluno de Mestrado de Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), apresentou na sua tesa uma garrafa em forma de orca e este produto desenvolvido pelo aluno está nomeado para o prémio internacional “Green Product Award”.

Este projecto da garrafa é um dos pré-seleccionados para vencer este prémio na categoria de bens de consumo e os resultados serão divulgados no próximo dia 13 de Dezembro. João Mendes mostra-se «optimista» e espera encontrar parceiros para investir no projecto, com o objectivo de «daqui a cinco anos estar implementado em todo o país».

A garrafa transmite visualmente a ideia de uma orca de forma a alertar para o facto de este ser «um dos animais marinhos que mais sofre com a poluição dos oceanos, especialmente pelo excesso de plástico existente» e o autor do projecto pretende incentivar à «mudança de hábitos» no que diz respeito à poluição. 

PUBLICIDADE

O aluno teve a mentoria dos professores da ESTG-IPVC Ana Curralo e Sérgio Lopes e afirmou que a criação da garrafa passou por um «processo de muito desenho e de muita investigação», mostrando uma clara satisfação com o facto de estar pré-selecionado entre os cercas de 1500 participantes e candidatos ao prémio. 

Ana Curralo admitiu que vencer o “Green Product Award” seria «uma mais-valia» e espera que com a promoção do projecto, «algum empresário invista e comece a produzir a garrafa», destacando a missão e conceito da iniciativa como forma de «consciencialização para a sustentabilidade e a redução da pegada ecológica».

Para João Mendes, o projecto não vai parar e o jovem quer «implementar a garrafa no campi IPVC e depois chegar às escolas secundárias do distrito de Viana do Castelo», mostrando também o desejo de «abraçar outras comunidades e daqui a cinco anos chegar a todo o país».

A garrafa em forma de orca vai ser também apresentada, em Janeiro do próximo ano, ao concurso “European Green Award”, estando ainda a ser preparado um artigo científico para o MDPI (publicação académica).

“GREEN PRODUCT AWARD” PREMEIA PRODUTOS E SERVIÇOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS

O Green Product Award é um prémio internacional anual para produtos e serviços inovadores e sustentáveis. Para além de premiar empresas estabelecidas e “start-ups”, premeia também novos conceitos inovadores com o “Green Concept Award”.

O objectivo do prémio é criar «um reconhecimento público de soluções verdes para consumidores», de forma a tornar «os produtos mais visíveis, recomendando-os por esta via aos fabricantes potenciais». 

O prémio foi instituído em 2013 e, desde então, recebeu inscrições de mais de 54 países. Desde essa data, as soluções premiadas foram apresentadas a mais de um milhão de visitantes em feiras internacionais na área do design. 

O impacto nos media internacional, na área das empresas e negócios e no licenciamento de novas soluções e investimentos tornam este prémio internacional alvo de uma atenção privilegiada neste sector.