O Projecto Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, “Valorizar e Proteger a Rede Natura 2000”, do Município de Amares, foi um dos três seleccionados a nível distrital no concurso “Boas Práticas de Voluntariado e Geração Z”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O projecto avançou agora para a segunda fase do concurso, na qual vão ser apurados os melhores da região norte.
PROJECTO “VALORIZAR E PROTEGER A REDE NATURA 2000”,
O projecto amarense surgiu no âmbito do programa “Voluntariado Jovem”, do IPDJ, e foi acolhido pela Câmara Municipal de Amares durante o passado mês de Julho, contando com a participação de seis jovens: cinco de Amares e um de Guimarães.
Em comunicado, o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Amares, Vítor Ribeiro refere que «este é um reconhecimento por parte do IPDJ por todo o trabalho desenvolvido e que permitiu aliar a vigilância da floresta ao reconhecimento da biodiversidade existente no perímetro florestal da Abadia. Este espaço integra a Rede Natura 2000 e a Reserva da Biosfera da Unesco e possui uma riqueza enorme ainda por explorar».
EXPOSIÇÃO
Fruto do trabalho desenvolvido durante o programa de voluntariado, esteve patente no Centro Interpretativo da Abadia uma exposição interactiva alusiva à Rede Natura 2000, através da qual foi possível dar a conhecer aos visitantes o património ecológico do concelho.
BROCHURA
Outra das iniciativas levadas a cabo foi a criação da brochura “Viagem pela Biodiversidade: a Abadia enquanto laboratório vivo”, um retrato que dá a conhecer as espécies naturais existentes e promove, simultaneamente, a Abadia enquanto destino turístico em termos paisagísticos e ambientais e que vai, posteriormente, ser distribuída em todas as escolas do concelho.