AMARES - Projecto “ Dias Viver a Água” levou 30 crianças à “Montanha” da Abadia

AMARES -
Projecto “ Dias Viver a Água” levou 30 crianças à “Montanha” da Abadia

Perto de 30 crianças visitaram, esta quarta-feira, a Abadia, no âmbito do projecto “Dias Viver a Água”, da CIM do Cávado, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Amares para desenvolver a iniciativa.

“DIAS VIVER A ÁGUA”

A actividade “Dias Viver a Água” é dirigida à comunidade escolar dos Concelhos da CIM do Cávado e possui dois percursos alternativos: a opção Litoral e a opção Montanha.

PUBLICIDADE

A opção Montanha foi escolhida, pela primeira vez, este ano, e incluiu uma paragem em Amares. Em cada opção existem três locais com várias actividades e acções de sensibilização para a preservação deste recurso natural tão importante: a água.

As actividades têm como objectivo proporcionar «experiências e transmitir conhecimentos relacionados com a água».

VISITA

A primeira visita da opção Montanha contou com as crianças da AFA, que iniciaram no Mosteiro de Tibães, tendo depois seguido para um piquenique, na Abadia, Amares.

No fim de almoço as crianças realizaram uma caminhada pelas margens do rio Nava, onde foi possível observar e interpretar a galeria ripícola que está inserida na Rede Natura 2000.

Seguiu-se uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental da Abadia (CIAA), onde os mais novos compreenderam a importância da água, particularmente no funcionamento do moinho de azeite. No final houve ainda tempo para explorarem a exposição fotográfica e realizaram vários jogos de educação ambiental sobre a água.

«OPORTUNIDADE PARA AS CRIANÇAS CONTACTAREM COM ESTES AMBIENTES»

Em comunicado, o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, refere que a opção Montanha pela CIM do Cávado é uma «oportunidade para as crianças contactarem com estes ambientes e o município de Amares está muito empenhado em proporcionar a melhor recepção às escolas que nos visitarem».

«PERMITE-NOS DAR A CONHECER E VALORIZAR O ESPAÇO DA REDE NATURA 2020»

Já o Vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro, aponta que a iniciativa é «muito importante», pois permite «sensibilizar os mais novos para um recurso natural tão importante como é a água. Por outro lado, permite-nos dar a conhecer e valorizar o nosso espaço da Rede Natura 2000, na Abadia, que é muito rico em termos da biodiversidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados desta primeira visita».