O projeto “Gerês Seguro”, de Terras de Bouro, está entre os cinco melhores da Região Norte do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, ação promovida pelo Instituto Português da Juventude (IPDJ).
O projeto desenvolvido pelos jovens, no âmbito das boas práticas para a Natureza, foi apresentado à mesa do júri composto pela direção do Instituto Português da Juventude de Braga (IPDJ), um representante da Cruz Vermelha Portuguesa e ainda um representante do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
O projeto “Gerês Seguro” foi uma iniciativa candidatada pelo Município de Terras de Bouro, no âmbito dos projetos promovidos pelo IPDJ, que visou disponibilizar junto dos jovens ações de voluntariado para a proteção da Natureza e das Florestas.
Assim, durante os meses de julho, agosto e setembro, foram desenvolvidas ações de sensibilização dirigidas aos turistas e visitantes que acorreram em grande número ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O objetivo passou por alertar para os vários perigos, entre eles, os fogos florestais, o próprio lixo, o perigo de quedas nas várias cascatas, áreas de proteção especial e de proteção total.
«Sendo o território do Parque Nacional da Peneda-Gerês um local especial de proteção, já que é o único Parque Nacional existente em Portugal, é, desde logo, por si só um argumento maior», destaca a autarquia terrrabourense.
Realça mesmo que «é um local de grande variedade florística, faunística e paisagística que pode ser, ao mesmo tempo e, nomeadamente, nos meses de verão, um local de grande pressão humana».
A ação da equipa do IPDJ desenvolveu-se na zona da Mata de Albergaria, o coração do Parque Nacional. A atuação foi coordenada pelo Município de Terras de Bouro. O grupo, constituído por 10 jovens, dos 14 anos aos 30 anos de idade.