“Clic@r na melhor idade” é o novo projecto que vai ser implementado pela Câmara Municipal de Amares, de forma concertada com a INCoDe 2030, com o intuito de procurar desenvolver algumas competências digitais ao nível da utilização básica do computador, da navegação na internet e na utilização responsável do e-mail e das redes sociais.
Implementada em articulação com as Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, esta iniciativa destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que ainda não têm um contacto muito forte com o mundo digital.
O projeto vai decorrer, da parte da manhã, nas IPSS e, da parte da tarde, nas Juntas de Freguesia, de forma gratuita.
«A ideia base desta iniciativa é contribuir para lutar contra o cenário de exclusão digital em que vivem algumas pessoas e que não lhes permite aceder a informação útil para si e o seu bem-estar ou comunicarem com algum familiar que possa estar longe geograficamente», explica, em comunicado, a Câmara Municipal.
O projecto implica o desenvolvimento de um trabalho em rede entre parceiros sociais locais, tendo em vista a constituição de uma Comunidade Criativa para a Inclusão Digital, no âmbito do projeto do Eixo 1 Inclusão – INCoDe2030, coordenado por Sofia Marques da Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
A iniciativa interministerial INCoDe2030 (http://www.incode2030.gov.pt/) procura promover de forma articulada as competências digitais em Portugal estruturando-se em torno de cinco eixos: Inclusão, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação.
Mais informações podem ser obtidas junto do Município de Amares ou da Junta de Freguesia do local de residência.