REGIÃO (Esposende)

REGIÃO (Esposende) -
‘Projecto-piloto” da GNR para acompanhar idosos em situação de risco arranca em Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Na presença do ministro da Administração Interna, a Câmara de Esposende e a GNR assinaram um protocolo no âmbito do eGuard – Sistema de Teleassistência e acompanhamento de pessoas idosas que se encontrem em situação de risco ou vulnerabilidade, anunciou a autarquia.

Em nota à imprensam, a Câmara presidida pelo social-democrata Benjamim Pereira, explica que, depois de ter arrancado no distrito da Guarda e posteriormente, o eGuard chega ao distrito de Braga, começando, “em jeito de ‘projecto-piloto’”, no concelho de Esposende.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, no âmbito da iniciativa ‘Governo + Próximo, que se realizou no distrito frisou que quer “alargar este programa a todo o país”.

Apontando a segurança como “valor relevante que o nosso país ainda conserva”, o governante alertou para a incerteza que se vive, decorrente de uma guerra na Europa, para considerar prioritário o acompanhamento de proximidade, principalmente dos cidadãos mais vulneráveis.

“Este modelo enquadra-se na nossa abordagem que tem o policiamento de proximidade como meio para prestar apoio aos cerca de 40 mil cidadãos de todo o país, com idade mais avançada”, defendeu José Luís Carneiro.

Benjamim Pereira, lembrou que o município já desenvolve um trabalho de apoio aos idosos que vivem sozinhos, que são cerca de 44% da população sénior do concelho.

“Importa aproveitar mais esta possível resposta e introduzi-la no contexto das várias políticas públicas locais em vigor, o que permitirá aumentar significativamente a possibilidade de permanência das pessoas em situação de dependência no seu domicílio, garantindo, nomeadamente, a sua segurança”, argumentou o autarca.

Para o Comandante Geral da GNR, tenente general José Manuel Lopes dos Santos Correia, o programa eGuard “é a forma que a GNR tem de se aproximar dos cidadãos e acompanhar as pessoas mais vulneráveis” e entende que o eGuard “virá reforçar os índices de segurança que pontificam no concelho de Esposende”.

Este serviço funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana e pretende garantir a manutenção da pessoa no seu meio envolvente, com a utilização de um dispositivo electrónico de apoio, que lhe permite obter assistência permanente, através de um atendimento personalizado e interessado.

O protocolo foi assinado por Benjamim Pereira e pelo tenente coronel Carlos Nuno da Maia Morgado, em representação da GNR.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS