REGIÃO -
Projecto “Rumo ao Sucesso” desenvolve novas propostas no presente ano lectivo em Esposende

O projecto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar – “Rumo ao Sucesso”, em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira, António Rodrigues Sampaio e Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, alargou a sua acção aos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), apresentando novos projectos e dinâmicas, para o presente ano lectivo.

TERAPIA DA FALA

Assim, no âmbito da valência de Terapia da Fala, enquadrada no sub-projeto Núcleo de Intervenção com Alunos e Famílias, será efectuado o Rastreio de Linguagem e Fala aos alunos do primeiro ano do 1.º Ciclo, com vista a um levantamento das necessidades de intervenção nesta área. Para tal, numa parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, 18 docentes encontram-se a frequentar uma acção de formação neste âmbito, no sentido de operacionalizar o rastreio junto dos seus alunos. Relativamente aos restantes anos de escolaridade do 1.º Ciclo, será também realizado um pequeno questionário para auscultar as necessidades.

PUBLICIDADE

CLUBES DE MOTIVAÇÃO E ACTIVAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

No âmbito do sub-projeto “Clubes de Motivação e Ativação de Competências” (CMAC), mais propriamente na área de Ciências Experimentais, continuará a ser desenvolvido o projecto “Higienização das Mãos”, iniciado no anterior ano lectivo. Além desta acção junto dos alunos do 1.º e 3.º anos do 1.º Ciclo, este projecto contará também com uma proposta para o 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo, designada “A Máscara-Porquê e Como?”. Estas acções revestem-se de maior relevância, dado o contexto pandémico actual, pois apelam e reforçam a atenção para os cuidados necessários para a promoção da saúde individual e colectiva.

Também enquadrado no sub-projeto CMAC, a Oficina de Centro de Recursos Digitais e o Clube Mais Capacidade encontram-se a realizar a sua dinâmica junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o ensino da programação, através da plataforma ubbu (constituída por jogos, vídeos e exercícios interativos integrados), assim como o ensino do xadrez e jogos matemáticos no Clube Mais Capacidade.