TERRAS DE BOURO - Projecto ”TER + Sucesso” disponibiliza Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica

TERRAS DE BOURO -
Projecto ”TER + Sucesso” disponibiliza Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica

O Município de Terras de Bouro tem vindo a implementar o Projecto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar – Ter + Sucesso em Terras de Bouro – que consiste no apoio ao desenvolvimento de projectos baseados nas várias áreas do conhecimento com vista à melhoria dos resultados escolares no ensino pré-escolar e ensino do 1º, 2º e 3º Ciclo.

O “Ter + Sucesso” é composto por uma equipa multidisciplinar, com o intuito de contribuir para a «promoção do sucesso educativo e prevenir o abandono escolar, através da implementação e operacionalização de várias medidas», tendo por objectivos «reduzir as taxas de retenção, elevar a qualidade e o nível de sucesso dos alunos e ainda prevenir casos de insucesso escolar», pode ler-se em nota enviada.

AQUISIÇÃO DE MATERIAL PSICOPEDAGÓGICO

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Neste sentido, foi possível a aquisição de diverso material psicopedagógico, que tem como finalidade «disponibilizar aos técnicos recursos facilitadores, nomeadamente, de avaliação e intervenção que permitam potenciar junto dos alunos áreas tais como: o conhecimento, formação pessoal e proporcionar um conjunto de actividades de enriquecimento curricular que permitam explorar e melhorar as suas competências cognitivas e comportamentais, de modo a permitir uma aprendizagem de qualidade e de sucesso».

Assim, os técnicos tem à sua disposição um conjunto de ferramentas que lhes permite implementar medidas e metodologias inovadoras junto dos alunos de Terras de Bouro no sentido de, realizar a avaliação diagnóstica dos factores de risco nos alunos sinalizados em situação de insucesso escolar e/ou risco grave de abandono; implementar os instrumentos de trabalho, nomeadamente, instrumentos de avaliação diagnóstica, planeamento e recolha de informação e grelha de indicadores de factores de risco e condicionantes ao processo de aprendizagem de intervenção com os alunos e famílias; desenvolver uma intervenção psicossocial e psicoeducativa individual ou em grupo de ligação com o contexto sociofamiliar.