A Protecção Civil informa que, em função das condições meteorológicas previstas favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios rurais, foi declarada a Situação de Alerta até às 23h59 do próximo dia 30. A Declaração de Situação de Alerta determina nomeadamente a proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração, refere a ANPC em comunicado.
Face às condições meteorológicas previstas, a Protecção Civil reforça ainda alguns cuidados a ter na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente: manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação e ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
Recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e das Câmaras Municipais.