Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
AMARES

AMARES -
PS Amares critica “manhã caótica” no trânsito e pede maior planeamento na realização de obras

O PS de Amares criticou a “situação de caos” nas ruas do concelho, testemunhada esta quarta-feira de manhã, “à semelhança do que tem acontecido nas últimas semanas”, pedindo maior planeamento da parte da Câmara na realização de obras.

“Hoje, quarta-feira, 25 de Outubro, testemunhamos o desenrolar simultâneo de obras no concelho de Amares, mais concretamente nas freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros e freguesia de Amares e Figueiredo. Estas intervenções visam a melhoria da infraestrutura viária e de serviços, no entanto, o Partido Socialista de Amares sente a necessidade de expressar a sua preocupação e apontar para a importância de um planeamento adequado, como factor crucial para minimizar o impacto negativo nas vidas dos amarenses e na economia local”, refere.

Em comunicado, o PS considera “inegável que as obras de requalificação da feira semanal e outras intervenções de infra-estruturas são necessárias para que Amares seja um lugar atractivo para se viver e investir”, mas entende que “a forma como estas obras estão a ser realizadas, acompanhadas e fiscalizadas exige uma revisão crítica”.

“Um enorme constrangimento de trânsito, nunca visto até hoje e que dura há largos meses, aflige os amarenses sem que se tenha um fim à vista. Hoje, durante uma manhã de feira semanal, enfrentamos uma situação de caos nas nossas ruas, à semelhança do que tem acontecido nas últimas semanas”, aponta.

A Concelhia liderada por Gonçalo Alves refere que, além da deslocalização da feira semanal para a Rua de Cintura, “o Município de Amares decidiu realizar em simultâneo outras duas intervenções em vias alternativas, resultando em enormes desafios para os todos os amarenses e comerciantes”.

“As estradas congestionadas, os atrasos para a escola e trabalho, filas de trânsito de superiores a um quilómetro e a diminuição da acessibilidade são apenas algumas das dificuldades enfrentadas”, diz.

MAIS PLANEAMENTO

Por isso, defende o PS, “é imperativo que o executivo municipal reconheça a importância de coordenar estas obras de forma eficaz. Um planeamento adequado será sempre a pedra angular de qualquer iniciativa de construção ou requalificação”.

“O caos que testemunhamos hoje serve como um lembrete claro de que é fundamental evitar a coincidência de obras nas principais vias do nosso concelho. Esta preocupação e sugestão, já foi manifestada pelos vereadores do PS e ainda pelos deputados municipais, mas vimos agora com este comunicado reforçar a nossa posição”, reitera.

O PS de Amares “insta as autoridades responsáveis a adoptar uma visão mais abrangente na gestão das obras públicas”, sublinhando que “é necessário um esforço conjunto para estabelecer um cronograma que minimize os impactos negativos nas vidas dos amarenses e comerciantes, bem como um reforço na fiscalização da reposição célere do piso, o mais rápido possível, depois de uma intervenção”.

“Devemos trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas e a comunidade para garantir que as intervenções sejam conduzidas de maneira a não perturbar desnecessariamente o quotidiano de todos. Reforçamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Amares e pedimos que, no imediato, se adopte um planeamento cuidadoso e uma coordenação eficaz nas obras públicas. Acreditamos que é possível alcançar o desenvolvimento, sem causar transtornos excessivos à população”, conclui o comunicado.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS