Os vereadores do PS na Câmara de Amares defenderam esta terça-feira, em reunião de executivo, que a autarquia deve realizar um levantamento de todas as vias que precisam de reparação a fim de elaborar um plano global de intervenção.
No período de antes da ordem do dia, os representantes socialistas falaram especificamente de uma rua em Prozelo e de outra em Besteiros, junto à Escola Secundária, que necessitam de intervenção, pedindo que a Câmara Municipal elabore um “cadastro” rigoroso.
«Era pertinente realizar um estudo ou um levantamento que permita pensar num planeamento para intervir na rede viária, porque temos algumas vias muito degradadas e onde urge fazer obras», resumiu o vereador Pedro Costa.
OITO MILHÕES
A recomendação foi aceite pelo presidente da Câmara, Manuel Moreira, que disse tratar-se de uma «boa proposta» e admitiu que a rede viária é «realmente um problema», que exige um «grande investimento».
«Se pavimentarmos todas as ruas e lugares em todo o concelho, já retirando as estradas nacionais, o custo poderá chegar aos oito milhões de euros», apontou.
O autarca sublinhou, de resto, que este é um «tema transversal» a outros concelhos e que tem sido discutido nas reuniões da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.
«Temos debatido esse problema na CIM, mas é de facto complicado. O último quadro comunitário não previu essa situação e o próximo também não, o que faz com que tenham de ser as Câmaras a assumir as obras a expensas próprias», referiu.