Os vereadores da Câmara Municipal de Ponte de Lima eleitos pelo Movimento Independente Ponte de Lima Minha Terra, Francisco Pereira e Zita Fernandes, e pelo Partido Social Democrata, José Nuno Vieira, abandonaram a reunião ordinária pública realizada no dia 23 de Agosto no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.
Estes referem, em comunicado, que «não se reveem na forma» como o presidente da Câmara Municipal tratou o vereador do PSD ao declarar “Isto já me parece uma conversa de pessoas com algum nível de deficiência”.
De acordo com Francisco Pereira, a referência a “algum nível de deficiência” foi «insultuosa para com o vereador do PSD», tendo o mesmo exigido «um pedido de desculpas do presidente da Câmara ao autarca social-democrata».
Por sua vez, a vereadora Zita Fernandes, apresentou um voto de protesto na reunião pela forma como o presidente se dirigiu ao vereador do PSD considerando «lamentável» a situação.
A mesma anunciou que iria abandonar a reunião por não estarem reunidas as condições para se continuarem os trabalhos, uma vez que também a própria havia sido «ofendida em algumas reuniões».
Consequentemente, os três vereadores abandonaram a reunião, que, por falta de quórum, uma vez que o vice-presidente da Câmara Municipal não compareceu, foi encerrada, «sendo por isso falso que tenha sido o Presidente da Câmara a convidá-los a sair».